Programa
O prédio de 930 m2 projetado para a empresa de Serviços Informáticos SERINFO possui os escritórios técnicos e administrativos , o novo Centro de Processamento de Dados e nova Sala de Treinamento. No exterior do edifício está a área de estacionamento e um espaço de serviços
Localização
O edifício está localizado numa área de 1.620 m2, na esquina das ruas Rio Refugio e Salar Ascotán. Decidiu-se projetar um volume compacto de três andares que ocupa o lado leste do terreno, maximizando a presença do edifício de frente para a rua. Cercas de madeira delimitam as áreas de jardim, pátios técnicos e terraços exteriores que ordenam de forma programática a ocupação do solo, e configuram, espaços abertos mais protegidos, necessários no entorno imediato ainda não construído.
Forma e estrutura
O edifício foi executado em estrutura de concreto armado aparente, coberto com janelas de estrutura de alumínio do piso ao teto. Estruturalmente pode-se identificar três áreas correspondentes às diferentes necessidades programáticas:
1. Para reduzir os custos de ar condicionado do edifício, projetou-se um volume fechado de serviços e circulação vertical para o oeste, que protege contra a incidência solar excessiva na área de escritórios. Para este efeito, a definição do volume é constituído de paredes e lajes de concreto aparente, com fenestração mínima, a fim de favorecer a massa térmica. Ao concentrar-se todo o programa de serviços e os elementos verticais das instalações, esta área servirá também à futura ampliação da
2. Ao leste encontram-se as plantas livres, executadas com base de pilares, vigas e lajes de concreto, permitindo o uso máximo de luz solar . Os espaços abertos construídos privilegiam a flexibilidade do programa, permitindo diferentes configurações dentro dos espaços interiores.
3. Entre ambos os volumes está o vazio do Hall de acesso,que conta com a mesma altura do edifício. Esta ampla área de recepção é atravessada por pontes que ligam os volumes principais. O vazio isola acusticamente as áreas de trabalho e serviços, e permite uma relação visual entre as diferentes áreas da empresa, facilitando a comunicação entre plantas de pequeno porte. Se configura uma fachada interior para as áreas de trabalho, que recebem iluminação natural através das clarabóias do hall.
O projeto buscou a simplicidade construtiva e volumétrica do edifício, usando menos materiais, privilegiando a qualidade e durabilidade. A pouca variedade de materiais e a padronização de detalhes construtivos, conjuntamente com a instalação de sistemas de serviços a vista e de forma centralizada,reduziram os custos de construção e futuros gastos de manutenção do edifício.